domingo, dezembro 16, 2007

Finalmente,
fim-de-semana,
tempo para fazer algumas das coisas com que gosto de me entreter. Hoje aproveitei para dar uma vista de olhos nuns quantos blogs, e encontrei coisas bem engraçadas.

Agora ando a ler «A Saudade Portuguesa», da Carolina Michaëlis de Vasconcelos (comprei-o esta semana no Porto, na Trindade, numa Feira do Livro com algumas coisas bem interessantes) e encontrei nele uma quadra de uma das músicas que a Isabel Silvestre canta no álbum «A gente não lê». A música chama-se «Ora mexe na casaca mexe» e a quadra é a seguinte:

Aí tens meu coração
e a chave para o abrir;
eu não tenho mais que te dar
nem tu mais que me pedir.

No próprio estudo desta autora, ela fornece duas variantes actuais, além da acima citada, no Minho e na Galiza:
Toma lá meu coração
e a chave de o abrir;
não tenho mais que te dar,
nem tu mais que me pedir. (Mil Trovas, nº 240)

O Meu corazon che mando,
e unha chave para o abrir;
nin eu teño mais que darche
nin ti mais que me pedir. (Cancioneiro Galego, III 14).

Sobre a Mana Galiza saiu um caderno bem interessante no Expresso. Essa informação pode ser consultada no Ciber Dúvidas.

Saudinha.

Sem comentários: